Olá, olá! Tudo bem por aí?
Antes de mais nada, feliz ano novo!
2023 foi um ano de muitos acontecimentos por aqui. Abrimos nossa primeira chamada para originais, descobrimos vozes incríveis espalhadas Brasil afora, desbravamos o mundo atrás de autoras e autores negligenciados por um modelo mais tradicional do mercado editorial, publicamos nossos primeiros romances, participamos de grandes eventos nacionais e internacionais... Em uma palavra: crescemos.
Até pouco tempo atrás, a Aboio era um projeto pequeno realizado nas brechas da rotina atribulada de nossa equipe. Sonhávamos desde o início em furar o máximo de bolhas para divulgar a cultura contemporânea produzida em língua portuguesa, é verdade, mas ainda não podíamos imaginar como chegaríamos longe.
Nada disso teria acontecido sem você que nos lê aí do outro lado. Quando ousamos querer mais, encontramos uma comunidade disposta a nos impulsionar, ecoar nosso canto e sonhar conosco. Neste início de ano, queremos convidar você a seguir aboiando conosco! 🐂
Pra não perder o ritmo, já começamos 2024 com tudo. Eventos, lançamentos, premiações, lives e podcasts, já rolou de tudo um pouco nestas primeiras semanas de janeiro. Preparamos um resumão pra você ficar a par de tudo.
🎙️LIVES & PODCASTS
Cintia Brasileiro, autora de Na intimidade do silêncio, sentou com Bruno de Andrade para bater um papo sobre seu livro que rendeu um belo episódio do podcast Lume Literatura.
Já Otto Winck, que escreveu Forte como a morte, foi o convidado da última edição do programa Viva Literatura, quadro especial do canal da Kotter Editorial, para falar de seu romance. Também participaram Chico Lopes e Maria Valéria Rezende, que assinam, respectivamente, a orelha e a apresentação do livro.
🥇 PREMIAÇÕES
O tradicional Dublin Literary Award, organizado pela prefeitura da cidade irlandesa para celebrar a literatura mundial, colocou Ti amo, escrito por Hanne Ørstavik e traduzido por Camilo Gomide, entre os 70 livros indicados ao prêmio. Os títulos concorrentes são escolhidos por 80 bibliotecas espalhadas entre 35 países com base no que faz sucesso ente a comunidade de cada uma delas.
📆 EVENTOS
Alô, alô, Rio de Janeiro! Venha celebrar nossa FESTA conosco na Travessa de Botafogo. A segunda edição da nossa revista física é uma parceria com o pessoal da Editora Fictícia, Lavoura Editorial e Macabéa Edições, uma reunião de mais de 100 artistas num verdadeiro carnaval literário. No lançamento, estarão presentes parte dos autores e da organização do projeto.
📆 24 de janeiro, quarta-feira
📍Livraria Travessa de Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 97)
🕒 A partir das 19h
Em São Paulo, começaremos fevereiro recebendo Otto Winck para o lançamento de Forte como a morte lá na Ria Livraria. É a sua chance de conhecer a mente por trás do romance que mistura movimentos sociais, os mistérios da fé católica e uma investigação acadêmica dos dogmas da Igreja num tríptico narrado a várias vozes.
📆 03 de fevereiro, sábado
📍Ria Livraria (R. Marinho Falcão, 58)
🕒 A partir das 18h
📚 PRÉ-VENDAS
Ano novo, títulos novos! Como sempre, o período de pré-venda garante valor reduzido no livro e no frete, além de gravar seu nome nos agradecimentos de todas as edições da obra. As condições valem para as compras feitas na nossa loja virtual ou na nossa página no Catarse.
Eu era uma e elas eram outras - até 21 de janeiro
Romance de estreia de Juliana W. Slatiner, Eu era uma e elas eram outras começa com a história de uma brasileira presa no Nepal e depois transborda para uma investigação sensível sobre silêncio, comunhão e a condição feminina. Para a jornalista, cineasta e apresentadora Krishna Mahon, que assina a orelha do livro, "[P]ersonagem, escritor e leitor não conseguem largar a reflexão vertiginosa sobre as crenças e relações humanas, enquanto são levados por uma escrita leve e ao mesmo tempo extremamente profunda".
Contos de Natal e Neve - até 22 de janeiro
Ao lado de Hans Christian Andersen (autor de A pequena Sereia e O Patinho Feio), Zacharias Topelius um dos grandes fabulistas do norte da Europa. Terceiro título da Coletânea Norte-Sul, esta coletânea, originalmente intitulada Leituras para Crianças reúne três histórias: Sampo Lappelill, O Natal dos trolls e O tomte do castelo de Åbo.
Para o organizador e tradutor Guilherme da Silva Braga, “um traço comum às narrativas aqui reunidas é a mistura entre figuras pertencentes ao folclore e à mitologia nórdica e ideias ligadas ao cristianismo e à figura de Jesus”. Além disso, cada conto “põe o leitor a imaginar um universo bem mais vasto”.
antes que o fruto caia - até 05 de fevereiro
Apesar do nome, Maria sempre teve a convicção de que não seria mãe. No entanto, uma viagem com os colegas de trabalho e o breve envolvimento com um deles num areal qualquer de Ubatuba põem suas certezas em xeque. Mesmo sabendo qual decisão deveria tomar, as dúvidas se multiplicam junto às células em seu ventre; o ente vira embrião, depois feto. A perspectiva da maternidade não planejada nem desejada empurra a personagem para dentro de si mesma na busca por respostas junto ao seu ser-mulher e seu ser-filha.
A prosa de Andreas Chamorro, contista veterano, desabrocha ao ganhar as páginas de uma narrativa de maior fôlego. Transitando na vastidão entre sua liberdade de escolha e instintos ancestrais, Maria é uma protagonista complexa que instiga simpatia e aversão na mesma medida, um retrato fiel das dores humanas inevitáveis mesmo quando se nasce sob o signo de uma santa.
🗣️ Recados da comunidade
Tem indicação de livro, quer ajuda pra divulgar um projeto ou o seu evento? Escreve pra gente em editora@aboio.com.br com as informações!
Enxofre - Marcos Aquino
Rock pesado, camisetas negras, cabelos compridos e olhar enfadado refletem não apenas a rebeldia da adolescência como também o receio de adentrar a vida adulta, se “enquadrar” – e quem não passou por isso? Os personagens de Enxofre (Luva Editora, 2023), primeiro romance do escritor Marcos Aquino, trazem o cheiro de álcool e cigarro, dos quartos ao meio-dia com cortinas cerradas, guitarras distorcidas e a ânsia de chegar a algum lugar além da mediocridade que parece reinar. Mais que um romance de formação, o maior atrativo desse livro adorável e corajoso, é a maneira de narrar, cheia de punch - palavra do idioma inglês que significa ‘soco’, ‘pegada’ – e de referências musicais que farão a retumbar os corações chegados ao rock.
Ufa, quanta coisa, hein? E esse é só o começo. Se 2023 foi um grande ano para nós, queremos que 2024 seja maior ainda. Reforçamos o convite para você vir aboiar conosco nessa jornada. Afinal, o canto é conjunto.
Até semana que vem,
Equipe Aboio