Bom dia, boa tarde, boa noite! Como você está?
Depois de vários meses de preparativos, a Flip chegou! A partir de amanhã, as ruas de Paraty serão tomadas por leitoras, autoras, editoras, ilustradoras e amantes de livro em geral na maior festa literária do país.
Preparamos esta edição especial da nossa newsletter para você saber onde nos achar, de quais eventos vamos participar e todas as informações necessárias para aproveitar a Flip com a Aboio.
Assim como no ano passado, nosso batlocal vai ser a Casa Gueto, que reúne editoras independentes desde 2018, e, nesta edição, homenageia a poeta mineira Tula Pilar. A programação, disponível na íntegra no site do espaço, conta com saraus, oficinas, shows e sessões de autógrafos. Já anota o endereço: Rua Benedito Telmo Coupê (antiga rua Fresca), 277.
Também estaremos a bordo da Festa Literária Pirata das Editoras Independentes, ancorada na Praia do Pontal. Para comemorar seus cinco anos de navegação, a FLIPEI organizou shows, debates, palestras e outras atividades com convidados incendiários.
PARCERIAS
A nossa banca dentro da Casa Gueto vai receber convidados especiais! Por lá, estarão disponíveis alguns livros de editoras parceiras: Contravento Editorial, Diadorim Editora, Lavoura Editorial, Macabéa Edições, Mocho Edições e Todavia Livros.
PROMOÇÕES
Que tal aproveitar a Flip para garantir os títulos da Aboio na sua biblioteca? Todo o nosso catálogo e a nossa ecobag estarão em promoção, e tem ofertas especiais para quem levar mais de um exemplar.
1 livro: 10% de desconto
2 livros: 20% a menos no segundo título
3 livros: 25% off em todos eles
4 livros: 40% de desconto na nossa ecobag
5 livros: 25% a menos em todos eles + 1 ecobag de brinde
Balaio de editoras: 15% off em todos os títulos
Mas atenção: essas condições só são válidas para as compras feitas na Casa Gueto.
LANÇAMENTOS
Sendo a Flip uma festa, nada mais justo do que nos reunirmos para celebrar os novos livros que chegaram ao mundo recentemente! Na sexta e no sábado, temos vários encontros marcados nos jardins da Casa Gueto para sessões de autógrafos com autores da Aboio, da Diadorim Editora e da Todavia.
📆 24 de novembro, sexta
11h – Baixo Paraíso (Diadorim Editora), de Isabella de Andrade
18h – Quase Verão (Diadorim Editora), de Renan Sukevicius
19h – Quando os Prédios Começaram a Cair (Todavia), de Mauro Paz
📆 25 de novembro, sábado
17h – Caminhávamos pela beira (Aboio), de Lolita Beretta
17h – Pesadelo tropical (Aboio), de Marcos Vinícius Almeida
19h – Sem os dentes da frente (Aboio), de André Balbo
20h – Estela a Esta Hora (Todavia), de Natália Zuccala
MESAS
Membros da equipe Aboio e alguns autores da casa vão participar de bate-papos com diferentes temáticas ao longo da Flip. Já anota tudo na agenda pra não perder, hein?
📆 23 de novembro, quinta
✍🏿 Escolha da voz narrativa: como a voz do narrador pode afetar a trajetória de um livro?
Uma mesa para debater a escolha e a construção da voz de quem conta uma história com participação de Caio Girão, autor da Aboio
🕗 17h | 📌 Casa Ópera
✍🏿 A língua migrante: caminhos para a tradução na literatura contemporânea
Uma conversa sobre as possibilidades de tradução e edições bilingues para a literatura brasileira com participação de Leopoldo Cavalcante, editor-chefe e fundador da Aboio
🕗 18h | 📌Casa Gueto
📆 24 de novembro, sexta
✍🏿 A literatura erótica e o direito ao corpo
Um bate-papo sobre o erotismo como ferramenta e temática literária com participação de Milena Martins Moura, autora da Aboio
🕗 12h | 📌Casa Gueto
📚 Lançamento de O Motorista de Médici, de Mário Rodrigues
Lançamento do livro O Motorista de Médice, publicado pela OIA Editora, com direito a uma conversa com o autor Mário Rodrigues mediada por Andreas Chamorro, autor da Aboio
🕗 18h | 📌Palco da Ocupa Paratii
RECADOS DA COMUNIDADE
Aqui, um compilado dos eventos da Flip recomendados pela comunidade Aboio.
📚 Lançamento de Amor Recreativo, de Luiza Leite Ferreira
Autora de É na cacofonia que eu me escuto (Caravana, 2022), a niteroiense Luiza Leite Ferreira se entrega de bandeja em seu segundo livro de poemas, Amor Recreativo (Patuá, 2023). Em tempos de relações afetivas diluídas em que poucos querem se responsabilizar pelos afetos, a autora se compromete, se arrisca e se assume romântica — e, por que não, “emocionada”. Ela versa sobre as várias fases do amor e do amar, que podem durar uma vida inteira ou só o percurso de um bloco de Carnaval. “Em Amor Recreativo, a famigerada palavra de quatro letras ganha contornos tão difusos quanto o efeito das borboletas no estômago”, destaca Thaís Campolina (Eu investigo qualquer coisa sem registro, 2022), que assina a orelha.
📆 24 de novembro, sexta | 🕗 13h | 📌Casa Gueto
📚 Lançamento de Escamas de Mil Peixes, de Maitê Lamesa
Escamas de Mil Peixes (Patuá, 2023) é cardume de poesias escritas entre 2009 e 2023, entroncamento de rios que correram apartados no tempo e no espaço, até serem transpassadas por uma lâmina que afia nos dentes a vontade de falar e que afina a voz de um peixe solitário. É dessa forma que a autora Maitê Lamesa dosa as diversas forças necessárias para o arremesso dos poemas, escamas que se propõem a refletir as incontáveis nuances da poesia: a coragem da escrita, subjetividades que se cruzam com a coletividade, amores, dissabores, o correr do tempo, a voz feminina e maternal, o mar e a morte. São poemas que se revelam nas margens inacessíveis, na superfície embriagante do oceano e, sobretudo, nas profundezas de um rio turvo, na pele de peixe. Não são paisagens paradisíacas que estão em jogo, mas as paisagens para além do alcance da vista: os vales escondidos, as fossas abissais, as cavernas de morcegos, locais onde se opera um sutil descolamento a partir do encontro entre essa paisagem (realidade) e o pensamento. É um convite à poesia como a outra margem do rio, das pessoas, da vida e que, assim como ele, segue inventando caminhos possíveis por onde correr.
📆 24 de novembro, sexta | 🕗 17h | 📌Casa Gueto
🗣️ Sarau Escreviventes
O Coletivo Escreviventes promovem um sarau com participação de suas integrantes. Seus livros estarão à venda todos os dias no estande do Coletivo na Praça Aberta do Areal do Pontal.
📆 24 de novembro, sexta | 🕗 21h | 📌Casa Ópera
✍🏿 De Pagu a Escreviventes: a literatura produzida por mulheres como instrumento de subversão
Mais um evento do Coletivo Escreviventes, desta vez uma mesa para debater a literatura feminina como um meio revolucionário, traçando uma linha do tempo desde a homenageada da Flip até as iniciativas atuais. Palestrantes: Carla Guerson, Cidinha Ribeiro, Michele Fernandes, Milena Maria Testa e Sol de Paula.
📆 25 de novembro, sábado | 🕗 17h | 📌Auditório do Areal
Prontinho, uma programação recheada de eventos para você acompanhar em Paraty. Estamos ansiosos para encontrar vocês por lá, trocar figurinhas e celebrar in loco o que tem surgido de mais interessante na cena literária nacional.
E nunca esquecer: o canto é conjunto.
Até daqui a pouco,
Equipe Aboio
Que delícia, vai ser lindo! Estarei por lá em pensamento.