✒️ #6 Balaio: De norte a sul
Chamada da editora, textos no portal, pré-vendas no ar e festa de lançamento na Ria Livraria
Olá! Como vão as coisas por aí?
Aqui na Aboio, começamos o ano lançando a 1ª Chamada Aberta da editora. Recebemos 87 originais vindos de 17 estados brasileiros e outros dois países. Foram meses estudando cada uma dessas obras, muito contentes com a qualidade da literatura que vem sendo produzida em nosso idioma. Esta semana, na qual celebramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa, demos as boas-vindas às 14 novas autoras e autores escolhidos para aboiar com a gente:
Allan Gomes de Lorena
Anthony de Padua Azevedo Almeida
Caio Girão Rodrigues
Cintia Brasileiro
Dheyne de Souza
Eduardo Rosal
Juliana Slatiner
Lolita Campani Beretta
Luis Felipe Silveira de Abreu
Marcos Vinícius Almeida
Milena Martins Moura
Natan Schäfer
Otto Leopoldo Winck
Valdir Marte
Ainda este ano, vamos abrir mais uma chamada para originais. Se você quer publicar com a gente, guarda seu original só mais um pouquinho e fica de olho no que estamos fazendo! 🤎
🐂 BALAIO
Enquanto os novos livros estão no forno, convidamos você a ver o que tem rolado em nosso portal.
“Qual o mistério que circunda o poema? Uma pergunta impossível e sem qualquer resposta satisfatória. Mulheres reunidas em volta da fogueira. Pizarnik-Becker-Ribeiro, elas, como tantas outras, todas, ao infinito, escrevem fora do tempo, dentro de um espaço profanado, um quarto pequeno e escuro, mas que também é um universo, uni-versos.”
Adriane Figueira resenhou para a gente o livro Vermelho/Ruína, de Erlândia Ribeiro. Vem ler!
—
“aprendi bordado quando / pequena observando / minha vó tecer as / palavras que engolia / sozinha solar saudade”
Gabriele Rosa compartilhou dois poemas que você pode ler aqui.
—
“Não entendo minha mãe, a estrutura ambivalente dos seus sentimentos: uma mulher que passou a vida inteira cantando uma música que ouvira quando ainda namorava meu pai: meu amor, não pode ser, não podemos mais fingir, até quando vamos ter que esconder nosso amor?”
Trecho de A mãe e o namoradinho de Egon Schiele, de Flávio Adriane Nantes.
—
“Um par de olhos azuis a encarou de volta pelo reflexo. Pareço tão cansada, mas é só porque Tony não me deixou dormir nada noite passada. O bebê não parava de chorar – mas, onde estaria? Ainda não havia olhado no escritório”
Aqui, você confere A Moeda, prosa de Daniela Rezende.
—
“O que foi compreendido não existe mais, / O pássaro confundiu-se com o vento, / O céu com sua verdade, / O homem com sua realidade.”
Karine Souza traduziu um pouco da poesia de Paul Éluard, acrescentando suas próprias notas. Você confere na íntegra aqui.
—
Isso aqui é só uma palhinha dos vários textos incríveis que publicamos nos últimos tempos. Para ficar por dentro de todas as novidades, é só acessar o nosso site e fazer a festa!
🌅 COLEÇÃO NORTE-SUL
Voltando a falar de livros no forno, estão em pré-venda os livros da Coleção Norte-Sul. Organizada e traduzida por Guilherme da Silva Braga, ela traz quatro livros de importantes autores nórdicos ainda não publicados no Brasil: Sigbjørn Obstfelder (Noruega), Zacharias Topelius (Finlândia), Hjalmar Söderberg (Suécia) e Jens Peter Jacobsen (Dinamarca).
O primeiro título a ser lançado é Noveletas, do norueguês Sigbjørn Obstfelder. Mais conhecido pelo seu trabalho com a poesia, aqui ele se aventura pela prosa em duas histórias curtas marcadas pelos contrastes – noite e dia, vida e morte, fé e descrença – típicos do trabalho do autor.
Comprando na pré-venda, que vai até dia 18/05, você garante 10% de desconto, frete grátis e seu nome nos agradecimentos. Adquirindo o pacote completo, você nos ajuda a produzir conteúdos extras, como ensaios inéditos, para construir esta ponte entre a literatura nórdica e a brasileira.
—
Ah, e além do forno, temos livros nos Correios e na Amazon! Deus Criou Primeiro um Tatu ou Socos na Parede & Outras Peças já estão disponíveis no site. Se você comprou algum deles na pré-venda, fica de olho que logo, logo vai chegar.
Por fim, deixamos o convite para o lançamento de Socos. Vai ser semana que vem, dia 12/05, na Ria Livraria (R. Marinho Falcão, 58, do ladinho do metrô Vila Madalena), a partir das 18h. Se você estiver em São Paulo, vai lá dar um oi pra gente!
A gente se despede agradecendo todos vocês que apoiam nosso trabalho, seja livrarias, nas pré-vendas ou participando da Comunidade Aboio.
Continuem por aqui que tem muita coisa boa a caminho! E, enquanto isso, aproveitem as leituras.
E como sempre, não esquecer que o canto é conjunto.
Equipe Aboio
vocês arrasam!