Aboio

Share this post

✒️ #14 Balaio: Semanas incrivelmente cheias

aboio.substack.com

Discover more from Aboio

O canto é conjunto.
Continue reading
Sign in

✒️ #14 Balaio: Semanas incrivelmente cheias

Fervilhando de novidades boas

Aboio
Aug 18, 2023
2
Share this post

✒️ #14 Balaio: Semanas incrivelmente cheias

aboio.substack.com
Share

Olá, olá! Como foi a sua semana?

Por aqui, recebemos uma notícia muito especial: Leopoldo Cavalcante, editor-chefe e fundador da Aboio, foi indicado para o Prêmio Jovens Talentos de 2023!

A iniciativa é uma parceria entre o portal PublishNews e a Feira do Livro de Frankfurt. Juntos, eles reconhecem jovens profissionais cujo trabalho está se destacando no universo editorial. Saber que nosso projeto chamou a atenção de maneira tão positiva é uma honra enorme.

Parabenizamos os outros quatro finalistas: Anna Clara Gobatto (Planeta), Jorge José de Souza Pereira (Revista Philos), Rafaela Fernandes Lamas (Autêntica) e Raissa Boniolo (Companhia das Letras). É muito legal estar ao lado de tanta gente comprometida com a inovação dentro do nosso setor.

O resultado sai dia 06 de setembro, durante a Bienal do Livro do Rio. Cruzem os dedos! 🤞

Cabe também um agradecimento a você que está nos lendo neste momento. A Aboio só dá certo porque temos uma comunidade que nos apoia e abraça nossos projetos com tanto entusiasmo. Essa conquista é nossa.

🎬 Outro acontecimento muito legal da semana foi a nossa participação na pré-estreia de Retratos Fantasmas, novo filme de Kleber Mendonça, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além de marcarmos presença nas salas de cinema, a Aboio trabalhou em ações digitais do longa — que está ótimo, aliás –, operacionalizando o projeto Mapa Sentimental. Fica a recomendação.

Foto de Wilson Carneiro da Cunha para capa do filme Retratos Fantasmas.

Agora, para encerrar a semana com chave de ouro, vamos ao nosso balaio!

Thanks for reading Aboio! Subscribe for free to receive new posts and support my work.


🐄 Vem ver quem andou aboiando por aqui.

“leio para um grupo de amigos / um poema da norte-americana ursula k. le guin / mas quando chego na palavra dead / acabo falando daddy / é um poema sobre ver um ente querido na rua / mas perceber que só pode ser outra pessoa / então peço desculpas e leio novamente o poema / and I think: dead / e eu penso: pai”.

Mariana Godoy compartilhou quatro poemas que você pode ler aqui.

—

“Contudo, no que diz respeito a Burroughs, suas perspectivas parecem ser suscitadas por uma visão que interpõe um muro entre o Eu e o mundo. Porém, de acordo com nosso ponto de vista, esse muro não existe e, ainda que exista, é no mínimo poroso. Portanto, ao invés de localizar a fresta somente na realidade, preferimos situá-la também no próprio Eu que, como afirma Sigmund Freud, se apresenta cindido ou ‘gespalten’.”

Na coluna A Fresta, Natan Schäfer traduziu e comentou um texto de Jacques Halpern.

—

“A melhor maneira que a civilização encontrou para lidar com a merda que se caga foi, até agora, assassinar as águas onde essa merda é lançada. Merda, plástico, lixo. Rios mortos. Terras devastadas com mercúrio e agrotóxico. Peixes, crustáceos, plantas aquáticas e quem os consome: gentes envenenadas. Nem todo o fungo do universo conseguiria transformar o lixo que humanos produzem em matéria orgânica.”

Política e povos indígenas são o centro das reflexões de Suene Honorato.

—

“Em um mundo de redes sociais, o interesse pelo eu do outro encontra o paraíso na descrição verbal de uma outra interioridade. Penso que o “eterno retorno” de nossa contemporaneidade é o discurso em primeira pessoa como evasão da realidade tal como a literatura da passagem do helenismo para a época medieval.”

Andreas Chamorro escreveu uma resenha-ensaio sobre Memória de Ninguém, romance de Helena Machado.

—

“Numa geografia tão íntima quanto universal, Kleber Mendonça Filho conta sua história e, em cada crônica, reflete a nós mesmos — uma consciência de mundo a partir do lugar. Retratos Fantasmas foge às classificações, mas tem seu lugar, como um peixe que escorrega da mão do pescador e sabe o caminho de casa.”

Caio Girão compartilhou suas impressões sobre Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça.


Antes de nos despedirmos, um lembrete: a nossa chamada aberta para o Portal Aboio se encerra no dia 31 de agosto, daqui a duas semanas. Todos os detalhes do regulamento estão aqui no nosso site.

Que tal compartilhar essa newsletter com alguém?

Share

Vem aboiar com a gente! E nunca esquecer: o canto é conjunto.

Equipe Aboio

2
Share this post

✒️ #14 Balaio: Semanas incrivelmente cheias

aboio.substack.com
Share
Comments
Top
New
Community

No posts

Ready for more?

© 2023 Aboio
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing